Um Sauternes alemão mais sútil e delicado
A família Prüm é uma das mais conhecidas entre os viticultores na região do Vale do Mosel, na Alemanha, possuindo vinhedos ali desde 1156. Todas suas vinhas estão plantadas em encostas com grande grau de inclinação (até 70%), em solo de xisto (ardósia de Devon – Devonschiefer). O clima é bastante fresco. Esses fatores contribuem para a produção de Rieslings frutados e muito elegantes. O grande grau de inclinação não permite a mecanização dos vinhedos, sendo todas as etapas do cultivo, incluindo a colheita, feitas à mão.
O Erdener Treppchen Auslese 2010 é um vinho branco de cor amarelo-palha dourado, com aromas de frutas amarelas maduras, como pêssego, damasco e notas de mel. Um vinho muito saboroso, com leve doçura, muito bem equilibrado pela ótima acidez, frutado e mineral. É um vinho muito agradável, redondo, de médio corpo e equilibrado. Uma das mais nobres classificações dos Prädikatswein.
País: ALEMANHA
Região: Mosel, Saar, Ruwer
Localidade: Erden
Produtor: S.A. Prüm
Vinho: Branco
Casta: 100% Riesling
Safra: 2010
Maturação: em grandes tonéis de madeira
Nível: Auslese
Temperatura de Serviço: 8° a 11ºC
Potencial de Guarda: 2035
Teor Alcoólico: 7%
Tipo de garrafa: Renana/Flute/Alsaciana
Fechamento: Screw cap
750ml
Terroir e vinificação
Solo com alta proporção de ardósia, face sul-sudoeste, inclinação de 50º a 80º. Vinhedo classificado como “VDP Erste Lage” (Premier Cru). A maioria das videiras é pré-filoxera, muito antiga. Maturação em grandes tonéis de madeira. As frutas são selecionadas manualmente e as uvas são separadas das hastes com cuidado, seguido por uma maceração durante algumas horas. As uvas são pressionadas cuidadosamente e sua fermentação de forma lenta em temperatura baixa. Isso garante a preservação dos aromas.
Vinhedo
As vinhas na maioria dos vinhedos de S.A. Prüm são vinhas autóctones. Nessa área do Mosel não havia o problema de filoxera, sobretudo nos vinhedos em encostas com alto grau de inclinação (70%). Assim, há significativa quantidade de videiras antigas. O solo é pobre em nutrientes, forçando as raízes das vinhas a buscar os nutrientes nas partes mais profundas do solo, chegando até a ardósia chamada “Devon”, a qual confere pronunciada mineralidade para os vinhos. Vinhedo classificado Grosse Lage pelo VDP.
Harmonização
Sugestão: Peixes delicados, frutos do mar (camarão e lula), schnitzel (carne sem osso, fina e batida, empanada – pode ser de porco, vitela, cordeiro, frango, vaca ou perú), carne de porco defumada, joelho de porco, costeletas de porco defumadas, salmão defumado, surubim defumado, moqueca capixaba, moqueca baiana, ostras in natura ou gratinadas, massas com frutos do mar, salsichas de estilo alemão, culinária thai e oriental, sushi, sashimi, etc.
Importadora de vinhos finos importados de excelente qualidade, orgânicos ou biodinâmicos. Todos selecionados pessoalmente pelo dono da empresa, sócio Michael.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade