DO Bierzo


A Denominação de Origem Bierzo é uma pequena região na parte oeste da provincia Castilla e Leon na Espanha. Famosa para o uso da casta autóctona Mencia. O nome da região foi derivado da cidade pre-romana Bergidum. Os romanos já desenvolveram não somente a agricultura nessa região, mas também plantaram os primeiras vinhas de Vitis Vinifera. Com o crescimento dos monastérios - especialmente Cisterciense - na idade média, a viticultura também cresceu bastante. Inicialmente, os vinhos foram vendidos para as regiões de Galicia e Asturias. Bierzo sofreu muito da praga de filoxera no século 19, mas algumas vinícolas - como Luzdivina Amigo - ainda tem algumas parcelas com vinhas autóctones pre-filoxera. A Denominação de Origem Bierzo foi reconhecida oficialmente em 1989.

A temperatura média anual é somente de 12°C, com mínima no inverno de 3.5°C e máxima no verão de 24°C. As vinhas recebem umas 2.200 horas de sol por ano, e tem uns 700mm de chuva por ano.

[caption id="attachment_6128" align="alignnone" width="300"] D.O. Bierzo - Mapa criada por Té y kriptonita - Own workCC BY-SA 3.0Link[/caption]

To Top