Pinot Blanc

Pinot Blanc


Histórico

A Pinot Blanc é comprovadamente conhecida desde o século 14, e considerada uma mutação da Pinot Gris em branco. A Pinot Gris, uva importante na Alsácia, e rara na Borgonha, é uma mutação da Pinot Noir de casca cinza-azulada. A Pinot Noir é considerada a uva emblemática da Borgonha, e a "mãe" ou "vovó" da Pinot Gris e Pinot Blanc.

Até o início do amadurecimento, estas três uvas são dificilmente distinguidas. Com o aumento da maturidade, desenvolvem a intensidade da cor da uva e dos componentes de gosto e fragrância.

Importância

A Pinot Blanc é uma importante uva branca na França, Itália, Alemanha, e também na Áustria, Suíça e Eslovênia. Os vinicultores alemães descobrem cada vez mais o valor desta elegante variedade e cerca de 4.400 hectares ou 4% dos vinhedos alemães são atualmente ocupados com a variedade, que prospera em todos os locais demasiadamente quentes para a Riesling. Baden é a região mais importante para o cultivo do Pinot Blanc, seguida pelo Palatinado (Pfalz) e Rheinhessen.

Cultivo

Trata-se de uma uva de brotação e amadurecimento precoces, razoavelmente vigorosa e com produtividade mais regular que a Pinot Gris e a Pinot Noir. Se adapta melhor a solos quentes e profundos, tem boa resistência ao frio, bagos pequenos e pouca resistência aos ataques de fungos (Jancis Robinson, Wine Grapes, 2012)

Vinificação/ Características

O vinho de Pinot Blanc se apresenta de cor amarelo-palha, claro, o aroma é delicado e sutil. No paladar, o Pinot Blanc tem um sabor sutil, que muitas vezes lembra maçã, pera, marmelo, damasco, frutas cítricas ou abacaxi fresco e está a meio caminho entre a refrescância e a opulência, com estrutura moderada e acidez equilibrada, sendo boa opção para a produção de vinhos espumantes. Geralmente é vinificada em aço, mas em alguns locais pode ser vinificada em tanques de madeira.

Enogastronomia/Harmonização

Os vinhos de Pinot Blanc são bem apropriados para mariscos, peixes, carne de vitela, carne de porco e de aves, ou simplesmente como vinho de aperitivo, bem gelado. Variantes mais ricas em extratos e vinhos com passagem por carvalho também combinam com cordeiro ou delicados pratos de caça.

Desc

2 itens

Ver como Grade Lista
por página
Desc

2 itens

Ver como Grade Lista
por página
To Top