0
Ideias para Harmonizar 
Vinhos para Ceia de Natal

Se a Ceia de Natal já nos remete a pratos cuidadosamente elaborados, servidos tradicionalmente em nossas famílias, a questão de como harmonizá-los com vinhos que correspondam à excepcionalidade desses momentos ainda estão frequentemente em aberto.

A VINDAME traz sugestões que tornarão a sua ceia uma celebração inesquecível.

Para ressaltar o frescor das saladas, entradas leves ou o sempre presente Salpicão, um vinho branco seco, como o Piemonte Chardonnay, ou o Roero Arneis são uma maravilhosa escolha. Um rosé como o Baron Ladron de Guevara Rosado é uma ótima alternativa.

O Bacalhau se sai muito bem com a companhia do Sorriso di Cielo Colli Piacentini DOC. Para os que preferem acompanhar este peixe com um vinho tinto, recomendamos um Pinot Noir, como o Verrenberg Spätburgunder Grand Cru.

Ou incontornável Peru de Natal, quando acompanhado por frutas, harmoniza perfeitamente com vinhos brancos mais complexos, como o Nies'chen Riesling Kabinett da região do Mosel. Os aromas frutados desse vinho harmonizam perfeitamente com este prato. Entre os tintos, recomendamos o Cubardi Primitivo da safra 2014 de Schola Sarmenti (Puglia, Itália).

Se o Lombo faz parte da sua celebração, este prato de carne pede um vinho com boa estrutura e bom corpo. Sugerimos um vinho feito com a uva Nebbiolo – o Nebbiolo d'Alba, um excelente vinho italiano da região de Piemonte, ou um espanhol da casta Tempranillo, o Heritage.

Para destacar o sabor especial do Tender, recomendamos as castas Negroamaro e Mencia. Dependendo do investimento que pretenda fazer, o Roccamora Negroamaro ou o Baloiro Reserva pelo caráter peculiar de suas castas somadas à passagem por madeira.

Encerrando a festividade, o Panetone de frutas precisa de um vinho levemente adocicado, como o Kiedricher Sandgrub Spätlese ou o fantástico Verrenberg Trockenbeerenauslese, destacado no Paladar do Estadão e que ganhou 96 pontos na revista ADEGA no mês de dezembro de 2017. Uma alternativa que chegou recentemente é uma Auslese de Riesling em meia garrafa, o Ruppertsberger Auslese de Bürklin-Wolf.

A Rabanada ou sobremesas de chocolate casam com vinhos de meditação como o Leiros ou Amarone della Valpolicella.

Desejamos a todos Boas Festas e muitos elogios pelos vinhos escolhidos! 







Este e-mail foi enviado para *|EMAIL|*
Por que recebi este email?    Cancelar assinatura    Atualizar as preferências de assinatura
*|LIST:ADDRESSLINE|*

Post comments

Leave A Reply

Your email address will not be published.