Em estoque
SKU
IT06.PR.03

Diciotto Primitivo, IGT Salento - Schola Sarmenti

R$899,00

A palavra "Diciotto" significa 18 - o teor de álcool desse vinho, atingido naturalmente, com as leveduras indigenas, e sem adições de qualquer coisa! A natureza poderosa do Sul da Puglia. Só é produzido em safras excelentes. 

Vinho excepcional, muito persistente com final longo e agradável. Talvez o melhor primitivo no mercado! Vinho de cor vermelho rubi. Aromas de frutas negras secas, ameixa preta, tabaco, com notas defumadas e de café e chocolate. Na boca, é muito complexo e encorpado, redondo, com taninos equilibrados, bem harmônico apesar do alto teor de álcool (18%). 

Calcule seu frete

País: ITÁLIA
Região: Puglia, Salento
Localidade: Nardò
Produtor: Schola Sarmenti
Vinho: Tinto
Casta: 100% Primitivo
Safra: 2012
Maturação: 14 meses em barris de carvalho francês, seguidos de 10 meses em garrafa 
Nível: IGT Salento Rosso
Temperatura de Serviço: 18°C
Potencial de Guarda: 2027
Teor Alcoólico: 18%
Tipo de garrafa: Bordalesa
Fechamento: Rolha
Pontuação: WS 92 pontos
750ml 

Terroir, vinificação e vinhedo

Vinhedo na região de Salento, com clima mediterrâneo, de invernos frios e secos e verão ventilado e quente. Alta influência marítima. Vinhas velhas autóctones, de 80 anos, plantadas em Alberello (forma tradicional de cultivo das vinhas sem suporte, formando-se pequenas árvores, com rendimento baixíssimo – limitado somente a 400-600g por videira, o que concentra os aromas e sabores nas poucas frutas). 4.500 pés por hectare. Colheita manual das uvas, com seleção de bagos. Colocação delicada em pequenas caixas. Maceração e fermentação com controle de temperatura com leveduras indígenas. 
O teor alto de açúcar, devido ao clima, idade das vinhas e formato de alberello, combinado com as leveduras autóctones da região permitem obter naturalmente um vinho com teor de álcool bastante alto, de 18%. Maturação por 14 meses em barris de carvalho francês, seguidos por 10 meses em garrafa. Produção extremamente limitada. 


Harmonização 

Sugestão: Carnes vermelhas, cordeiro assado, queijos de média e alta maturação, chocolate. Vinho de meditação.

Mais informações
TipoTinto
PaisItália
Pontos pelos críticos92
Safra2012
AssinaturaNão Disponível
Escreva sua Própria Avaliação
Only registered users can write reviews. Please, Sign in or create an account