A vinícola Franco Francesco começou em 1933 a produzir vinhos em San Damiano d'Asti, Piemonte. Os vinhedos se localizam nas Colline Alfieri, onde convergem as três regiões mais importantes de vinhos do Piemonte: Monferrato, Roero e Langhe (Região de seu Barolo). Marcados pelo clima ameno, por influência fluvial, cultivam videiras nativas da região, como Nebbiolo, Arneis e Barbera.

[caption id="attachment_3684" align="aligncenter" width="300"]Familia Franco Francesco A familia Franco Francesco, vinícola especializada em Barbera d'Asti, Roero Arneis e Barolo[/caption]

A relação forte com o solo é a base da qualidade das uvas produzidas, que garante a obtenção de ótimos vinhos, refletindo bem o seu terroir. A família - filho e neto de Franco Francesco  são responsáveis pela produção - é extremamente dedicada à  qualidade de seus vinhos. Fazer o melhor no vinhedo, e, com pouco intervenção na adega, produzem vinhos elegantes, repletos de aromas.

A vinícola tem grande preocupação ambiental, tendo como filosofia a produção de um vinho "buono, pulito e giusto". Bom (buono), não só pela alta capacidade de estimular os sentidos, mas também por transmitir, através do vinho, a cultura, a memória e os valores afetivos de seus produtores, que respeitam as características e tradições do território. Limpo (pulito), pela produção que respeita o meio ambiente. E justo (giusto), na política de produção e comercialização.

Roero é uma região de importantes colinas com solo arenoso, banhadas pelo Tanaro, que reúne condições ideais para a produção da casta Arneis. Dali se originam vinhos com boa acidez e estrutura, muito perfumados, sobretudo com aromas de amêndoas, peras e pêssegos.  Nesta região, os tintos Barbera também adquirem qualidades peculiares, distintas do Langhe.

Franco Francesco produz seu Roero Arneis DOCG em uma colina no entorno de Vezza d'Alba, ideal para a obtenção de mais estrutura e elegância. O Barbera d'Asti DOCG provém da Colina Alfieri, em de San Damiano d'Asti. O Barolo DOCG tem origem em vinhedos de Castiglione Falleto, no Langhe.

To Top