Vinícola Fürst Hohenlohe Oehringen - Semana Riesling VINDAME

Fürst Hohenlohe Oehringen

A família Fürst Hohenlohe-Oehringen produz vinhos há 27 gerações!

Desde 1253, sempre com alta qualidade. Seus vinhedos se localizam em Verrenberg, próximo à cidade de Heilbronn.

A vinícola possui 17 hectares e segue princípios ecológicos, sendo oficialmente certificada como biológica (orgânica). Cuidar do terroir sempre fez parte da tradição dessa empresa familiar – uma das mais antigas da Alemanha.

O solo de sua propriedade é sedimentar de origem calcária marinha e giz. Os vinhedos ficam nas colinas com orientação sul, com excelente insolação e adequada proteção contra os ventos.

As encostas, com até 45° de inclinação, permitem captar o sol durante todo o dia, e reter calor no solo à noite, mantendo quentes as raízes, enquanto as uvas são expostas ao ar mais frio e à umidade noturna. Esta combinação facilita a formação de complexos aromas nas uvas.

A produção é limitada ao máximo de 50 hectolitros por hectare.

Isto é garantido por poda no início do ciclo de vegetação, quando parte das uvas são cortadas e descartadas, em julho, para concentrar a força da videira nas uvas remanescentes. A colheita é seletiva e feita manualmente, seguida por um tratamento muito cuidadoso na adega, com maturação dos vinhos tintos em madeira (tonéis ou barricas).

Originalmente situada num dos castelos da família, a vinícola mudou-se em 2007 para uma nova adega, construída nos mais modernos e exigentes padrões de qualidade. Suas instalações são subterrâneas, permitindo excelentes condições para a vinificação.

Com clima e terroir semelhantes ao da Borgonha, Fürst Hohenlohe-Oehringen produz excelentes vinhos Pinot Noirs, expressivos e encorpados, além de famosos Rieslings secos e de sobremesa.

Também se destacam pela produção de vinhos da casta Lemberger (Blaufränkisch). A vinícola Fürst Hohenlohe-Oehringen é membro da VDP – associação das 200 melhores vinícolas da Alemanha.