Vinícola Reichsgraf von Kesselstatt - Semana Riesling VINDAME

Reichsgraf von Kesselstatt

A vinícola Reichsgraf von Kesselstatt (Conde de Kesselstatt) iniciou sua atividade em 1349, produzindo vinhos de alta qualidade na região do Mosel, Alemanha.

A família Kesselstatt ocupou a região em 1297, e entre 1740 e 1746, ergueu o Palais Kesselstatt, em Trier, um famoso palácio de estilo barroco. Até hoje se localiza um bar de vinhos, o Weinstube Kesselstatt, neste Palais.

Desde 1999, a vinícola se situa no castelo Marienlay, próximo a Trier, no Rio Ruwer.

Em 1978, a família de Annegret Reh-Gartner comprou a tradicional vinícola. Hoje, um time de profissionais e o viúvo de Annegret, Günther Gartner (anteriormente, um chef com duas estrelas Michelin) trabalham para produzir os melhores vinhos da região.

A propriedade possui um total de 36 hectares (12 em cada um dos três importantes vales locais: Mosel, Saar e Ruwer). Sete vinhedos são classificados Grand Cru (“Grosse Lage” ou “Grosses Gewächs”, na nomenclatura da VDP). Na Semana Riesling, vão ser degustados o Josephshöfer Monopol GG (MasterClass no dia 23 de outubro de 2018) e o Scharzhofberger GG (MasterClass no dia 25 de outubro de 2018).

Vinhedo Scharzhofberger

Vinhedo Scharzhofberger GG do Reichsgraf von Kesselstatt

Seus vinhedos estão plantados em encostas bastante íngremes, o que exige todo trabalho à mão, já que não é possível alcançá-los com tratores ou máquinas.

Os vinhos da Kesselstatt são elegantes, com ótima acidez e refinado caráter mineral, características típicas da região.

 Kesselstatt é membro da VDP. Die Prädikatsweingüter – associação das 200 melhores vinícolas da Alemanha.