A Uva Riesling - Semana Riesling - VINDAME

A Uva Riesling

Historicamente a uva Riesling emoldura séculos de Prestígio

Os primeiros registros desta antiga cepa datam do século 15, provem de uma localidade próximo ao Rheingau na Alemanha e também registros documentados na Alsácia – França.

Em 1782, o Marquês de Baden ordenou a plantação da uva Riesling como única variedade a ser cultivada em seus vinhedos em Klingelberg (Baden).

Poucos anos depois, em 1787, o Principe Clemens decidiu pela mesma determinação em seus vinhedos na região do rio Mosel.

A Riesling se expandiu por outras regiões da Alemanha, da Europa, e ganhou o Novo Mundono fim do século 19.

A imigração alemã a levou e se estabeleceu principalmente na Califórnia, onde foi uma das castas mais plantadas no início do século 20.

Hoje, se estabelece com firmeza mais ao Norte, em Washington.

Recentemente, análises de DNA permitiram concluir que a casta é descendente da Gouais Blanc (“Heunisch Weiss”, em alemão), assim como a Chardonnay.

A Importância da Uva Riesling

A Riesling é a uva vinífera mais plantada na Alemanha com 23% de sua produção, e alcança 61% da produção Mundial.

Na Alsácia com 22% obtém o título de líder na produção desta região.

Outras regiões importantes são os EUA (Washington State)Austrália (Clare Valley e Eden Valley)Áustria (Wachau), Europa Central, Canadá e Nova Zelândia.

Existe uma variedade tinta da Riesling, em quantidades muito pequenas.

Além disso, muitas outras uvas pegam seu nome emprestado, mas não têm relação com ela, como Riesling Itálico (comum no Sul do Brasil), Laskirizling, Olaszrizling e Welschrizling.